·---·-----··· INSTÍTUTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL "JESUS MENINO" Rua: Arthur Victor Brenneusen, 558 Jd. Ponte Alta- Guarulhos - SP-CEP:07179-020 CNPJ J\T'º 05.487.4?4/0001-46 Inscrito no CMAS sob nº020 e CDAS nº064 FONE: 2437-7816 e.2438-8225-e-mail: institutojesusmenino(a),terra.com.br RELA'fé)RIO DAS ATIVIDADES DESEJ\TVOLVIDAS Esse relatório apresenta as atividades realizadas em sala 2020. Trabalhamos :-. com pro,ietc s semanais, tendo como base o Quadro dos Saberes Necessários +·,,:, a Base Nacional Comum Curricular. Todos os projetos foram desenvolvidos com a. ajuda ,:'os pais e qa comunidade, visando sempre trabalhar em conjunto com os mesmos. JANEIRO ·· FÉRIAS Fevereiro Projeto: Açollúnento e adaptação Aadaptaçfio é um momento de transição em qual a criança vai se habituando a nova mtin'J. longe dos familiares que tem como referencia. Dia após dia ela vai ·criando um '?Ínculo com os professores, coleguinhas e atividades, sentindo­ se cada ve?: mais segura. Não existe um tempo determinado para essa ?rans_ição, e,rn geral o período de adaptação dura entre uma ou duas semanas, 111as _dependE da criança, da família e de suas experiências anteriores I j ? relacionadar? que enfrentamos na vida. Aadaptação 1?!;tolar não acontece apenas quando umê: criança vai à creche ou • .\. • ; ' 1 pré.:- escola pola primeirc.1 vez, mas sempre que se depara com uma nova ;:·: • - ! • ?t?pa de m,s.nc, ou um novo 2.mbiente, como uma mudi3nça de escola ou ? •? 1 • • • turma: O prçfe?;sor deve demostrar interesse em sa6er como a criança está .,•: 1.,, ' rne:srno qtm e'.a esteja agarra<.fa ao colo da mãe, para criar uma aproximação e transmitir s,egürança, ma:; s?.:.rn forçar uma relação que ainda está sendo criadn. P?ra que a criança estabeleça o vínculo o ideal é que seja recebida sempre pela mesmá pessoa de prefe:;éncia, algum dos educadores da turma. No entanto, aos poucos, é preciso que ela crie consciência de que a creche é um espaço coletivo. Projeto: IDENTIDADE/ MINHA CASN MINHA ESCOLA Prp?over a interação ent_re r.•scola e a família, a fim de estimular o de?envo!virnento de senUmentos como carinho, amor, afeto e respeito ao próximo·, tan!o em casa, como na escola. Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar respeitando as regras e rotinas, institucionab é..lssim como a iridividualidade de cada um dentro da comunidade escolar. Projeto: c1i.1:t,JAVAL Co• nhecer os aspectos culturaif, do carnaval que influenciaram na petica . ! brasileira, conhecer ritmos carnavalescos, como músicct:3, fantasia e historia. Construi1 conrecimentos_ por :·:1eio de múltiplas expeíiências que passam pelo corpo por f; ?ur sentidos construindo significados vividos. Marcço Projeto: AN!l\,11ídS É import;,:rnte que a crlanc;a entenda e respeite os animúís, tanto os que ela convive,·á coiY frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem e:m dguns casos ·oferEicer alguns perigos caso ?:ejam provocados. No Brasil, há rr ..frto:1 casos de matw tratos com animais, e por is?:;o, estes trabalhos ?ã9 !ITlrortaniü?, pois sm1sibifr;:3m a criança e fazem corn que se desenvolvam em cidadf..u, r1umanizados. Oportunizar o contato com alguns animais, conhecer a n1m1ear animais, valorizar animais e seu habitat natural, identificar çaracterh:;t. icas• . inerente?;_ ,a a!gL,ns animais, desenvo_lver::· a coordenação motora, a p?rcFJpç,210 •?1sual, oriei,tação 1?spacial e outros importantes conceitos nesta faixa etária, p:,r.isibilitar a linguagem oral através da interação com os amigos, desenvolver o n?ciocínio e a criatividade. Projeto: ÁGIJ/\ Identificar o.s rnuitos diferentes usos da água em nosso cotidiano, desenvolvéndo a ima9idéição, a capacidade de abstràçãb e interpretação. Desenvol·?er alividades· na lintiuagem oral e escrita e o frab?lho em equipe. Expressari(;eiás e sentin1entos por meio de desenhos H atividades ligadas a arte. Consdentiza-los que a á?1ua não deve ser desperdiçada e nem poluída. É de respo_ri/mbilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da ág'ua. /l. ??s::.ola, em acordç, ?om seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno ri?sponsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se to??em im?i•1íduos nã_o passiyos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, aenl.'to o uso sustent8vel da água uma destas responsabilidades e a fa!tq de águ? potável um;des?:JS problemas. ' • ( 1 • • • Projeto.: .c.::1 HCO Na Edui:;ação· :iitantil, devBmos promover experiências significativas de . ' aprendizagem da língua,. por rr;eio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se